Offline
Patrimônio Vivo do Estado, Gonzaga de Garanhuns inaugura espaço cultural no Agreste
29/12/2020 02:32 em Visite Pernambuco

Com mais de 60 anos à frente da cultura popular em Garanhuns, Gonzaga e família criam reduto para a preservação do reisado pernambucano

 Por: Caio Mateus Pessoa

Patrimônio Vivo de Pernambuco, mestre de reisado e cordelista, Luiz Gonzaga de Lima, conhecido também como Gonzaga de Garanhuns, inaugurou recentemente seu Centro Cultural, no Agreste do Estado.

Batizado com seu nome, no Centro Cultural Gonzaga de Garanhuns, o visitante vai poder conferir as obras de cordéis escritas por ele, bem como as roupas características da folia de reis, além de uma biblioteca com livros escritos pelo próprio Gonzaga e sobre cultura. O local conta com uma pequena bodega, onde Seu Gonzaga oferece aos turistas algumas doses de aguardentes temperadas que são fabricadas artesanalmente, junto com citações dos seus versos de cordel. É possível encontrar também algumas miniaturas que contam a história dos ônibus em Pernambuco, todas confeccionadas à mão pelo filho do mestre, Clodoaldo Lima.

“Esse espaço cultural tem o intuito de transmitir a cultura na cidade e temos um planejamento para que ele se torne um ponto turístico de Garanhuns”, diz Gonzaga sobre o objetivo do local.

HISTÓRICO - Luiz Gonzaga tem 77 anos de idade e promove o reisado desde 1955. Tendo fundado oito grupos, ele recebeu, em 2018, o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco pelo Governo do Estado. Gonzaga de Garanhuns também é autor do livro “Garanhuns em Versos-um pouco de sua história” e cordelista com mais de 350 títulos de sua autoria, com traduções para o espanhol e o holandês. 

 

Serviço

Centro Cultural Gonzaga de Garanhuns

Local: Rua da Liberdade, 1474, Heliópolis, Garanhuns – PE.

Devido à pandemia, visitações poderão ser agendadas pelo telefone: (87) 98175-1902 – Clodoaldo Lima

 

COMENTÁRIOS