Offline
Parque Aza Branca preserva Museu de Luiz Gonzaga
11/06/2020 07:28 em Visite Pernambuco

Município pernambucano a 630 quilometros do Recife,  situado à altura da Serra do Araripe, Exu (PE) fica  na divisa entre os Estados de Pernambuco e Ceará.  Foi pnde nasceu Luiz Gonzaga, o filho mais famoso da cidade. Lá está o Parque Aza Branca, com uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, onde se encontra o Museu Luiz Gonzaga.  

O museu tem a maior coleção de peças originais do "Rei do Baião”. Na coleção é possível encontrar sanfonas, chapéus, sandálias e gibão de couro, discos de ouro e fotografias, máquinas de gravar,  diversos LPs, medalhas, diplomas, obras de arte, tudo fazendo  parte do acervo pessoal de Gonzaga. A “Todeschini”, utilizada na homenagem a João Paulo II e até a sanfona de oito baixos que Gonzagão, em 1952, tocou junto com o pai na Rádio Nacional estão expostas no museu.  

No Parque Aza Branca existe, ainda, uma réplica da casa de reboco onde Gonzagão nasceu e um viveiro de asas-brancas.   Logo ao lado do museu, está localizada a última casa, muito simples, em que Luiz Gonzaga morou. No primeiro cômodo, a sala em que o músico assistia televisão. O quarto de empregados, em vez de estar localizado nos fundos, fica no corredor principal, próximo à porta da frente. No oratório, estão as imagens de Padre Cícero e Frei Damião. Nas paredes, estão penduradas muitas fotos de viagens, shows e campanhas publicitárias. No andar de cima encontra-se o quarto principal. O museu foi criado pelo próprio compositor, mas só seria inaugurado após a sua morte, em 1989, pelo seu filho Luís Gonzaga Júnior -  Gonzaguinha, já falecido.

Ainda dentro da área do Parque está o mausoléu com os restos mortais do artista. Funciona também uma pousada com 80 leitos para acomodar os turistas. Uma quadra é utilizada para exibição de grupos artisticos, com um palco para apresentação de shows, alem de bar e lanchonete.

São inúmeras as caravanas e grupos de admiradores  saudosos do “Rei do Baião”,  que costumam visitar Exu para conhecer de perto esse acervo extraordinário que já mereceu citações em vários veiculos de comunicação do mundo inteiro e que representa a história do maior idolo da musica nordestina e brasileira.

Informações e visitas: https://www.facebook.com/ParqueAzaBranca/

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!