Offline
Solange Almeida: brilhante estrela da música do Nordeste
25/06/2020 01:03 em Notícias

Solange Almeida, cujo nome completo é Solange Almeida Pereira é cantora, compositora, instrumentista, apresentadora e empresária de uma marca de roupas femininas. Antes de se projetar como vocalista da banda “Aviões do Forró”, temporada que durou 14 anos, ela cantou em diversos outros grupos musicais, como “Caviar com Rapadura” e “Cavaleiros do Forró”. 

Nascida em 29 de agosto de 1974  e criada em uma família humilde da cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia, Solange passou boa parte da sua infância e adolescência em Barrocas (também interior da Bahia), cidade natal dos seus pais; desde a infância sonhava em ser cantora. Aos cinco anos de idade, por influência de um tio, passou a cantar em pequenas reuniões familiares. Aos doze anos, iniciou sua carreira profissional, escrevendo canções e se apresentando em pequenos festivais regionais. Na adolescência, passou a dançar e cantar em diversas bandas de forró, emplacando dezenas de sucessos. Apesar da pouca idade, já possuía um gosto musical avançado, ouvindo cantores como Clara Nunes, Luiz Gonzaga e Roberto Carlos.

Em 1998 gravou dois CDs compondo a Banda G, de Carpina (PE). Foi em 2002, ao ir morar em Fortaleza (CE) que ela recebeu o convite para cantar na nova banda cearense chamada “Aviões do Forró”. O grupo apresentava uma proposta diferente, que logo se tornaria um dos maiores fenômenos musicais do Brasil.  Solange saiu para iniciar sua carreira solo em 2017, e de lá prá cá vem acumulando um sucesso atrás do outro em suas apresentações.

Como empresária é dona da  linha íntima da marca “Hardy Lingerie” , e também tem sua imagem associada a dezenas de marcas nacionais e multinacionais, como garota-propaganda da Panasonic, LG, Yamaha, P&G  Skol e Coca-Cola.

Em 18 de maio de 2010, Solange Almeida recebeu o título de cidadã fortalezense. No ano de 2015, estreou como apresentadora, apresentando o programa “Solange Almeida Convida”, exibido pelas plataformas ClapMe e Vevo. Solange  recebeu o título de Madrinha da Infância Fortalezense em 2016, durante cerimônia em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza.  

Em  2017, Solange gravou seu primeiro DVD em carreira solo no ”Citibank Hall”, em São Paulo.  O trabalho contou com as participações de Anitta, Xand Avião, Ivete Sangalo, Joelma, Tiago Iorc, Cláudia Leitte, Gusttavo Lima, Padre Fábio de Melo e o maestro Eduardo Lages.

Em 2018, Solange recebeu o ”Troféu Danado de Bom”, tendo a música "Cozido da Patroa" como música da Festa de São João 2018. Recebeu também sua primeira indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja por seu álbum de estreia solo, “Sentimento de Mulher”. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!