Offline
São João em Casa
09/06/2020 03:22 em Notícias

A pandemia do novo coronavirus  atingiu em cheio uma das manifestações mais tradicionais do Nordeste brasileiro: o São João.

Os dois maiores centros dos festejos – Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) – já adiaram as festividades. Campina Grande, por exemplo,  recebe  nessa época cerca de um milhão e 800 mil pessoas, com uma movimentação econômica de mais de 300 milhões de reais e a participação de cerca de 9 mil artistas. A Prefeitura da  cidade anunciou o adiamento dos festejos para o período de 8 de outubro a 9 de novembro deste ano, caso haja sinal verde das autoridades sanitárias.  

Já a municipalidade caruaruense cancelou os festejos e ainda  não anunciou uma nova data para os mesmos. Caruaru reúne, todos os anos, mais de um milhão e meio de pessoas, proporcionando uma arrecadação econômica da ordem de duzentos milhões de reais.  Cerca de mil shows são realizados,  além dos folguedos nos principais bairros da cidade.   

Quem mais sofre com esse isolamento social é o artista forrozeiro, que deixa de faturar e passa a enfrentar dificuldades econômicas. Muitos deles aproveitam o período junino para tirar o sustento da família para o resto do ano.  Só para dar um exemplo, o cantor Wesley Safadão  faz uma média de 35 shows nessa temporada e está lamentando a situação. O que dirá o modesto sanfoneiro ou zabumbeiro do interior, vendo a impossibilidade de trabalhar e ganhar algum dinheiro.

Lamentávelmente, o São João de 2020 vai ser em casa, cabendo a cada um fazer sua festa com a família no aconchego do lar.    

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!