Filme Estradar: Mestre Gennaro e Fabiano Santana
09/09/2019 12:34 em Notícias

Um novo olhar sobre o universo do forró e a dimensão do maior ritmo popular que é predominante no nordeste do Brasil, atravessa as fronteiras do país e chega até a Europa, onde lá nasce o filme “ESTRADAR”, do pernambucano e cineasta Fred Alves, radicado na Holanda.

Estrelado por Gennaro (ex-Trio Nordestino) e Fabiano Santana, cantor, instrumentista e compositor mineiro, e participações especiais de artistas do mesmo gênero, a história faz do forró , o grande protagonista deste longa-metragem filmado nas cidades de Lisboa, Porto , Berlin e Aachen. Uma obra prima da cultura nordestina realizada com financiamento privado. 

 

ASSISTA O FILME

 

Estradar: O primeiro longa-metragem de cultura brasileira na Europa

Produção mostra encontro de dois amigos sanfoneiros que promovem o forró no Velho Continente 

Estradar: O primeiro longa-metragem de cultura brasileira na Europa

 

Quem vive do forró eletrônico no Brasil não tem dimensão de quanto o baião, o pé de serra e o xaxado têm força no exterior. Brasileiros que residem na Europa retrataram o cotidiano e as derivações do gênero nordestino no filme “Estradar”. Estrelado por Gennaro, ex-integrante do Trio Nordestino, e Fabiano Santana, cantor, instrumentista e compositor mineiro, o longa-metragem foi filmado nas cidades de Aachen, Berlim, Lisboa e Porto.

Ao lado de Dominguinhos, Oswaldinho, Sivuca e outros grandes nomes, Gennaro seguiu carreira internacional. Ele ganhou a primeira sanfona aos 12 anos. Era aprendiz, quando criança, e virou professor. O mineiro Fabiano Santana é da nova geração de instrumentistas que desbravaram o forró, primeiro em Minas Gerais e, depois, no Velho Continente.

Assista:

Você sabia que em Lisboa existe um hotel preferido pelos forrozeiros? E que existem festivais anuais do ritmo nordestino em vários países da Europa? Essas são algumas das curiosidades reveladas na produção audiovisual.

Um encontro de amigos é a melhor definição para o filme. Gennaro e Fabiano Santana remontam a história da música nordestina. Os sanfoneiros conversam em pontos turísticos da Alemanha e Portugal. Uma barbearia também é cenário do bate-papo entre eles.

“Eu fiquei muito impressionado como o forró tem força na Europa. Vejo como essa força é de vocês que estão há mais tempo por aqui. Nós que estamos vindo muito depois só temos a agradecer a vocês que são os desbravadores disso tudo”, avalia Gennaro sobre jovens sanfoneiros e dançarinos que vivem da música no continente europeu.

Repertório

Quem assistir a “Estradar” terá a oportunidade de ouvir 20 composições que contam diferentes fases do forró. Canções de Pinto do Acordeon, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Dominguinhos, Messias Holanda e dos próprios protagonistas compõem a trilha sonora da produção cinematográfica.

Brasileiro, nascido em Olinda (PE), a produção audiovisual tem direção de Fred Alves, radicado na Europa. A atuação dele sempre foi mais forte no mercado de produções de marketing político e social. Aos 41 anos, Fred vem trabalhando a divulgação do forró na Europa com vídeos sobre o movimento forrozeiro. O pernambucano busca nas produções ser sóbrio, limpo e objetivo, com a união de narrativas jornalísticas de documentário e estruturas do romance literário.

“É um longa-metragem de cultura nordestina do Brasil 100% europeu. Usamos câmeras de grande porte. Muita gente está nos falando sobre as emoções que o filme passa. Usamos a mesma métrica do cinema europeu. Sem efeitos ou transições. Existe uma métrica na própria narrativa. O storytelling é completamente amarrado. Nenhuma cena entrou de graça e de forma aleatória. Tudo foi devidamente casado”, define o diretor. 

Além da direção do filme “Estradar”, até a concepção, Fred Alves dirige o filme “Diáspora – Todos Os Sonhos do Mundo”, que ainda segue em produção na Europa.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!