Forrozeiros recebem homenagem na Câmara
10/06/2016 08:01 em Notícias

Por onde passam, os forrozeiros fazem a alegria de todos e todas e, sobretudo, na época do São João. Basta uma sanfona, zabumba e um triângulo para aumentar a felicidade e empolgar a plateia. E esses grandes artistas da cultura popular receberam uma homenagem na Câmara, numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O vereador Eriberto Rafael (PTC) presidiu o evento.

O vereador Almir Fernando iniciou o pronunciamento explicando o significado da palavra forró. “Há três versões muito difundidas. A primeira, talvez a mais conhecida, é a que diz que o termo surgiu no final do século XIX, nas construções das estradas de ferro no nordeste pelos ingleses. Estes realizavam festas frequentemente e quando eram abertas a todos, escrevia-se “For All”, isto é, para todos. A segunda é muito parecida, porém quem realizaria as festas seriam soldados norte americanos durante a Segunda Guerra Mundial. E a terceira versão seria o termo forrobodó, expressão africana que, segundo o historiador Câmara Cascudo, significa “algazarra”, “festa para a ralé” e “arrasta-pé”

O parlamentar lembrou que está em tramitação na Casa um projeto de lei, de sua autoria, cujo objetivo seria instituir o dia 12 de junho como o Dia Municipal do Forrozeiro no Recife. “Esta é uma forma simbólica de homenagear esses artistas que lutam diariamente para trazer a cultura e alegria ao seu público dançante, ouvinte e admirador. Ser forrozeiro é ter o dom de escrever lindas poesias que, na maioria das vezes, se transformam em belas e marcantes músicas. Ser forrozeiro tradicional é aprender tocar os três principais instrumentos: o triângulo, a famosa sanfona e o zabumba. E assim encantar os apaixonados por este ritmo que nos encanta a alma e mexe com nosso corpo e coração”.

O cantor, compositor e considerado Embaixador do Forró, Ivan Ferraz, iniciou o seu discurso recitando poema de Patativa do Assaré e agradeceu Almir Fernando pela solenidade. “Quero parabenizar o vereador pela brilhante iniciativa de criar o Dia do Forrozeiro no Recife. E lembrar o poeta Patativa do Assaré: E vejo qui os teus mistéro, Ninguém sabe decifrá. A tua beleza é tanta, Qui o poeta canta, canta, E inda fica o qui cantá”. Ivan Ferraz considerou que o dia é de agradecer. “Sei que a luta é difícil para todo mundo, mas Recife tem dado bom exemplo e o prefeito Geraldo Júlio tem feito um grande trabalho. Não percam a esperança, a crítica não adianta e um bom diálogo resolve a questão, precisamos é de solidariedade. Parabéns para todos vocês”.

Depois dos discursos, 22 artistas e entidades que trabalham para manter vivo o forró receberam um certificado de forrozeiros. Foram eles:

Agostinho do Acordeon

Alcymar Monteiro

Américo e Albanita

Antônio Paulino

Ari de Arimatéa

Caju e Castanha

Coruja e Seus Tangaras

Damião Mota

Forró Xinelo Rasgado

Iram Ferreira

Joaquim Freitas

Júnior Asfora

Luiz Pereira

Muniz do Arrastapé

Paulo Roberto Pinho

Programa Arraial da Folha

Programa Forró da Nova

Raminho do Acordeon

Restaurante Regional D. Zefinha

Salatiel de Camarão

Valda do Forró

Zezinho do Coco

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!