O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com apoio da Prefeitura de São José da Coroa Grande, realiza, nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, a edição de verão do Pernambuco Meu País, na Praça Constantino Gomes, área central do município do Litoral Sul do estado. A iniciativa integra uma política estruturada de valorização da cultura como instrumento de desenvolvimento regional, inclusão social e fortalecimento das economias locais.
Ao levar uma programação cultural gratuita e de grande porte a um município fora do eixo da capital, o festival materializa a diretriz de democratização do acesso à cultura adotada pela gestão da governadora Raquel Lyra, ampliando o alcance das políticas culturais e promovendo a interiorização das ações públicas. O projeto impacta diretamente cadeias produtivas como turismo, comércio, serviços, hospedagem e economia criativa, gerando renda, empregos temporários e visibilidade para os territórios.
A edição de verão do Pernambuco Meu País está inserida em um calendário contínuo de ocupação cultural do estado. Em dezembro, o festival passou por Camaragibe e pelo Terminal Marítimo de Passageiros, no Recife, além de integrar a programação do Réveillon em Jaboatão dos Guararapes. Agora em janeiro, a iniciativa avança para São José da Coroa Grande e Ilha de Itamaracá, consolidando uma estratégia de descentralização das políticas culturais e de estímulo ao desenvolvimento regional a partir da cultura.
Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, a chegada do festival ao Litoral Sul marca a abertura do calendário de grandes shows de 2026 e reafirma o papel da cultura como eixo estratégico das políticas públicas estaduais. “O Pernambuco Meu País reafirma, a cada edição, sua força como espaço de encontro entre o público e a diversidade da nossa produção cultural. Iniciar 2026 em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, com um line-up que reúne artistas consagrados e novas expressões da música brasileira, é também impulsionar a economia criativa. É nesse diálogo entre tradição, inovação e diversidade que a cultura se consolida como um eixo estratégico para o desenvolvimento do Estado”, afirma a gestora, ressaltando ainda que toda a programação é gratuita.
Sob a perspectiva do turismo como indutor do desenvolvimento regional, o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destaca que o festival fortalece o fluxo turístico interno e regional. “O Festival Pernambuco Meu País vem fomentando o turismo em todo o nosso estado. É um evento que movimenta a economia e beneficia tanto o turista quanto o povo de São José da Coroa Grande e das cidades vizinhas, que podem participar de um evento multicultural com artistas nacionais e locais”. O secretário acrescenta que se trata de “um trabalho coletivo do Governo Raquel Lyra”, com foco em apresentar as belezas naturais e culturais de Pernambuco, estimulando o retorno dos visitantes e a geração contínua de emprego e renda.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressalta que a inclusão de São José da Coroa Grande no circuito do Pernambuco Meu País fortalece a estratégia de diversificação dos destinos turísticos do estado. “São José da Coroa Grande passa a integrar o Pernambuco Meu País com protagonismo. O festival ativa a economia, gera visibilidade e reafirma a vocação do município para receber grandes eventos”, caracterizando a iniciativa como “uma ação estruturada, que valoriza a região e transforma o turismo e cultura em desenvolvimento econômico e social”.
Do ponto de vista das políticas culturais, a diretora-geral do Festival Pernambuco Meu País, Carla Pereira, destaca a importância da interiorização das ações e da valorização da diversidade cultural. “Expandir o Pernambuco Meu País para diferentes regiões do estado é fortalecer os territórios e reconhecer a pluralidade cultural de Pernambuco, e a edição de verão amplia esse movimento ao chegar ao Litoral Sul, estimulando a economia criativa e promovendo um encontro direto entre artistas, tradições e públicos diversos”.
A programação em São José da Coroa Grande tem início na sexta-feira (16), na Praça Constantino Gomes, com uma celebração da música produzida no estado. A partir das 18h, o Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos abre os shows na cidade, seguido por PV Calado, às 19h. Nena Queiroga assume o comando às 20h30, e aquece o palco para a apresentação de O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, às 22h20, com José Augusto encerrando a partir das 0h30. A discotecagem da noite fica por conta do DJ Bobe.
No sábado (17), a festa começa às 18h com o Maracatu Nação Camaleão, seguido por Juarez, às 19h. A artista Nathália Calasans vem em seguida às 20h30, entendendo o fenômeno Zezo, às 22h30, com encerramento ficando por conta de Timbalada, às 0h30. A discotecagem é comandada pelo DJ Baloo.
Encerrando a programação, o domingo (18) traz um esquenta para o Carnaval, com a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, a partir das 18h, seguida pela cantora Helena Cristina, às 19h. Na sequência, o palco será comandado pelo pagode, com o Grupo Revelação, às 20h30, Alexandre Pires, às 22h30, e Ferrugem, que fecha a noite à 0h30. A discotecagem do último dia fica a cargo do DJ Salvador.
Programação Pernambuco Meu País Verão – São José da Coroa Grande:
16/01 – Sexta-feira
18h – Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos
19h – PV Calado
20h30 – Nena Queiroga
22h20 – O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença
00h30 – José Augusto
DJ Bobe nos intervalos
17/01 – Sábado
18h – Maracatu Nação Camaleão
19h – Juarez
20h30 – Nathália Calasans
22h30 – Zezo
00h30 – Timbalada
DJ Baloo nos intervalos
18/01 – Domingo
18h – Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos
19h – Helena Cristina
20h30 – Grupo Revelação
22h30 – Alexandre Pires
00h30 – Ferrugem
DJ Salvador nos intervalos