Offline
Prefeitura do Recife inicia inscrições para os primeiros editais juninos, dedicados a atrações artísticas e quadrilheiros
19/03/2024 19:35 em Notícias

A cidade da música e das festas de rua mais animadas e autênticas em linha reta já se prepara para botar chinelas e saias para arrastar e rodar no balancê. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia hoje (15) as inscrições para a convocatória de habilitação e seleção de propostas para compor a programação artística do Ciclo Junino do Recife 2024. As propostas devem ser apresentadas pela internet, no site www.culturarecife.com.br até o próximo dia 29 de março.

Também foi esse o prazo destinado para as quadrilhas da cidade pleitearem a subvenção junina, apoio financeiro, assegurado pelo poder público municipal, para promover a tradição que confirma, com muitas cores, temas e gritos, a importância e a força ancestral da cultura popular nordestina.  As inscrições também são virtuais. 

Durante todo o período de inscrições para os dois editais, serão oferecidos atendimento presencial e telefônico para orientações e esclarecimentos, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39. O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os telefones disponíveis são: (81) 3224-3660 e (81) 99321-1517.

Habilitação de propostas artísticas

Destinado a artistas e grupos interessados em compor a grade do São João do Recife 2024 e levantar poeira nos salões da festa que será promovida pela Prefeitura do Recife em toda a cidade, a habilitação se dará em duas etapas: documental e artística. Aos habilitados do último Ciclo Junino realizado pelo poder público municipal, será dispensada nova avaliação da habilitação artística. Mas faz-se necessário o fornecimento de toda a documentação atualizada, exigida em edital. 

Entre os critérios de avaliação artística de novas atrações, serão levados em conta o histórico do artista/ grupo/ agremiação, sua representatividade e reconhecimento popular, além da qualidade artística e criatividade. 

Os nomes dos habilitados serão publicados, no Diário Oficial, entre os dias 27 de abril e 16 de maio, incluindo os prazos para submissão e avaliação de recursos. A grade da programação que convidará o Recife a celebrar o balancê mais autêntico do Nordeste inteiro, nos palcos e polos montados por toda a cidade, será montada a partir desses nomes. 

Subvenção junina

Com a finalidade de promover e fortalecer a enraizada tradição das quadrilhas juninas na cidade, a subvenção é um apoio financeiro, repassado em duas parcelas, às quadrilhas juninas, representadas ou não por associações, federações e entidades sem fins lucrativos, em funcionamento, com sede instalada no Recife e diretoria eleita, e inscritas no Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura do Recife.

Os resultados do chamamento serão publicados entre os dias 9 e 20 do próximo mês de abril.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!