Offline
Caruaru divulga programação do São João 2024, que terá como tema “A Evolução do Barro”
19/03/2024 19:33 em Notícias

No dia de São José e do artesão, 19 de março, o prefeito Rodrigo Pinheiro divulgou o que todos e todas os/as caruaruenses mais esperam sempre que chega um novo ano: a programação do Maior e Melhor São João do Mundo. Neste ano, o São João de Caruaru terá diversas novidades, como: atrações que virão à Capital do Agreste pela primeira vez, o espaço de sustentabilidade, um tema e dois novos polos.

Com o tema “A Evolução do Barro”, mostrando que a Capital do Forró ganhou notoriedade a partir dele até se tornar um dos principais municípios de Pernambuco, o São João terá, pela primeira vez, uma atração internacional, provando que o festejo junino de Caruaru vai muito além das fronteiras. A banda italiana Double You estará no Pátio de Eventos no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, ao lado de Roupa Nova, Calcinha Preta e Amado Batista.

“Ano passado não tivemos programação no Dia dos Namorados, mas esse ano teremos em grande estilo, principalmente porque iremos trazer algumas atrações pela primeira vez para o Maior e Melhor São João do Mundo, que é o nosso. Esperamos que todos aproveitem ao máximo a nossa festa, que já começa no dia 19 de abril e seguirá pelos próximos 72 dias”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O evento que marcou o lançamento do São João foi bastante prestigiado pela imprensa, artistas locais e muitas pessoas de Caruaru. Na ocasião, todos e todas puderam prestigiar apresentações artísticas, uma exposição fotográfica dos profissionais da Secretaria de Comunicação de Caruaru (Elvis Edson, Felipe Correia e Jorge Farias), o jingle e o clipe do festejo desse ano. O jingle recebeu uma nova roupagem nas vozes de Petrúcio Amorim e Solange Almeida, e contou com a composição de Carlinhos Pompom; Paulo Long; do secretário de Comunicação e do presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Thiago Azevedo e Hérlon Cavalcanti, respectivamente.

“É uma alegria estar envolvido em mais um projeto da Prefeitura de Caruaru e do Maior e Melhor São João do Mundo. Rearranjar esse jingle foi uma tarefa muito difícil, porque a primeira versão já teve um resultado extraordinário. Mas, com muita humildade e alegria, conseguimos dar uma nova cara à música que já está na boca dos caruaruenses. Quanto ao clipe, é um momento ímpar, primeiro por ver a Secretaria de Comunicação envolvida e, depois, por termos artistas locais participando. Hoje é um dia muito importante para a Secom”, afirmou Thiago Azevedo, que dirigiu e deu a nova roupagem ao jingle e coordenou a equipe da Secom envolvida na gravação do clipe deste ano.

Sobre o espaço de sustentabilidade, o prefeito Rodrigo Pinheiro ressaltou que a ação, que começou no ano passado, segue ainda maior neste ano. “O espaço estará nos quatro cantos do nosso município, mas também contamos com a contribuição de todos os caruaruenses e turistas”, disse o Chefe do Executivo municipal durante o lançamento do São João 2024.

 

*Outras novidades do Maior e Melhor São João do Mundo*

Quem também irá estrear no São João de Caruaru é a dupla Henrique e Juliano; os cantores Carlinhos Brown, Sandra Sá, Jorge Aragão, Buchecha, Matuê; e o grupo Olodum. Essa programação diversa, pensada para todos e todas, reflete a multiculturalidade do Maior e Melhor São João do Mundo, que abraça desde o forró tradicional até o rock, samba, brega, reggae e música eletrônica.

“Além de todos esses gêneros musicais, Caruaru também abre as portas para atrações católicas, evangélicas e de religiões de matrizes africanas, com um dia dedicado para cada um e cada uma. É assim que iremos fazer o maior São João de todos os tempos: respeitando as diferenças e a diversidades”, disse o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

Junto aos estreantes, o São João de Caruaru ainda terá nomes já conhecidos do público, como Jorge de Altinho, Flávio José, Santanna, o Cantador, Luan Santana, Solange Almeida, Petrúcio Amorim, Elba Ramalho, Simone Mendes, João Gomes, Joelma, Magníficos, Priscila Senna e muito mais.

Neste ano, o São João de Caruaru começa em Gonçalves Ferreira, com o São João na Roça, no dia 19 de abril, e seguirá até o dia 29 de junho, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. O público ainda irá contar com dois novos polos: o do Pífano, com homenagem a Sebastião Biano, e o do Bacamarte, totalizando 27 polos de programação gratuita.

 

*Homenageados do São João de Caruaru 2024*

 

O São João terá cinco homenageados, sendo dois em memória. Confira abaixo um breve histórico de cada uma das pessoas:

Terezinha Gonzaga: Patrimônio Vivo de Caruaru e Mestra na arte do barro, Terezinha é artesã do Alto do Moura e defende com muito amor a manutenção da sua arte. Passou por grandes dificuldades na vida após o marido, que morreu neste ano, ficar em estado vegetativo. Criou sozinha seus filhos, mantendo-os dentro da arte do barro como maneira de salvaguardar o legado do marido. Ela é uma das grandes líderes da comunidade.

Angela Bacamarteira: Angela Maria de Oliveira é agricultora aposentada e bacamarteira do 27° Batalhão da Serra dos Cavalos, que tem mais de 30 anos de atuação em Caruaru. Diante do fato do “ser bacamarteiro” ter sido masculinizado ao longo dos anos, dona Angela é símbolo de resistência não apenas para sua geração, como também para as futuras, mostrando que o espaço também pode – e deve – ser ocupado por mulheres.

Adolfo José: Empresário com mais de 30 anos de atuação, Adolfo é dono de uma empresa de ônibus e, mais recentemente, tornou-se proprietário de uma rádio, contribuindo para a disseminação da informação no município. Ele também já foi vereador de Caruaru.

Ariano Suassuna (em memória): Em 2024, completa-se 10 anos da morte de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Ariano foi um escritor, dramaturgo e poeta que fundou o Movimento Armorial, responsável por apresentar o sertão como um universo lúdico e cultural. Entre as suas principais obras, está o Auto da Compadecida, com seus inesquecíveis protagonistas, Chicó e João Grilo.

Lambreta (em memória): Fernando Dias de Oliveira, mais conhecido como Lambreta, foi um vereador de Caruaru. Ele teve atuação de destaque, sobretudo, em comunidades carentes do bairro Centenário e do Monte Bom Jesus. Lambreta foi eleito vereador por cinco mandatos consecutivos, de 1989 a 2004.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!