João Paulo Jr. : o Poeta do Forró
21/09/2018 23:01 em Lançamentos

João Paulo Jr. lança seu 25° CD. O artista faz uma releitura de 20 músicas de sua autoria que é sucesso em todo o Brasil, músicas que o povo canta, principalmente nos seus shows.

Com mais de 500 músicas gravadas e catalogadas no ECAD, João Paulo Jr. registra na sua voz e interpretação marcantes, músicas que marcaram a sua trajetória de cantor e compositor. 

Neste CD encontramos músicas gravadas por Luiz Gonzaga (O Rei do Baião) como uma grande referência, Luiz gravou músicas de sua autoria como: Festa de Santo Antônio, Cor de Canela, Olha o Jeito Dela, Verdes Canaviais. 

João Paulo Jr. é daqueles que se guiam pela cartilha do tradicional, mas não é tradicionalista, tanto que um dos seus CDs intitula-se Forró Mangue, no qual presta uma homenagem póstuma ao grande Chico Science. 

A música de João Paulo Jr. é, pois, a temas contemporâneos, mas sempre com fortes ligações com raízes da música nordestina. Ao contrário da grande maioria dos forrozeiros de hoje, que prefere trilhar o caminho aparentemente fácil do xote, João Paulo Jr. sabe que o forró é o manto sob o qual se abriga uma fatura de ritmos: entre outros, baião, rojão, xenhenhem, marchinha junina e samba. 

Mas deixemos de entretantos, e vamos ao finalmente, João Paulo Jr. O Poeta do Forró que tem como destaques: Rosa dos Ventos, A Rosa Vermelha, Cavaleiro Alado, Momentos de Felicidade, A Versão de Hotel Califórnia, Festa de Vaquejada e Pirilampos.

São todas as faixas aqui que lavam a assinatura de João Paulo Jr. no CD O Poeta do Forró, reverência obrigatória que todo forrozeiro tem que prestar à voz maior do Nordeste: Luiz Gonzaga. Irmão mais novo do parceiro Alcymar Monteiro, um dos maiores nomes do forró contemporâneo, João Paulo Jr. soube conviver com o parente famoso, sem ser ofuscado por seu brilho. Está na estrada da música desde 1973, com uma discografia iniciada em 1987, quando decidiu deixar de ser apenas compositor. 

É um autor gravado por artistas do porte de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Dominguinhos, Caju e Castanha, Sirano e Sirino, Sivuca, Teça Calazans, Marines, Frank Aguiar, Aviões do Forró e Toca do Vale.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!