Offline
Rabeca Brasileira com Cláudio Rabeca
11/01/2018 09:39 em Notícias

Apesar de fazer parte da música brasileira desde o século XVI, a rabeca ainda é um instrumento pouco conhecido pelo grande público. Por muito tempo foi designada pejorativamente como um “violino rústico”. Foi apenas nas últimas décadas que a riqueza e singularidade da rabeca brasileira têm sido reconhecidas, assim como o têm sido os grandes mestres deste instrumento, como Nelson da Rabeca, Mestre Salu e Luiz Paixão.

Cláudio Rabeca é representante de uma nova geração deste instrumento, que aprendeu com os mestres populares e ampliou o seu universo de possibilidades. Em seu novo projeto solo, Cláudio apresenta um panorama da rabeca no Brasil, mesclando canções e músicas instrumentais, arranjos para canções nordestinas e composições próprias. No repertório estão desde gêneros das culturas tradicionais como o cavalo marinho e o coco - até gêneros consagrados no cancioneiro popular como o forró, o baião e o samba e na música instrumental como o choro e o frevo. As músicas são pontuadas por falas de Claudio sobre a história da rabeca.

Além de Claudio Rabeca na voz e rabeca, o show conta com Bozó 7 Cordas, Alexandre Rodrigues, Guga Amorim e Junior Teles. Portanto Cláudio tem uma gama de possibilidades nas mãos, podendo oferecer desde um show intimista instrumental a um grande baile de Forró, com seus ritmos e energia.

Cláudio Rabeca é rabequeiro, compositor, cantor, luthier e produtor musical. Vivenciou, desde criança, as tradições sertanejas do Rio Grande do Norte e mudou-se para Pernambuco em 2002, onde vive até hoje na cidade de Olinda. Iniciou a carreira artística em 1999 e toca, além da rabeca, viola de dez cordas, violão, guitarra e percussão. Apesar de multi-instrumentista, Cláudio tem dedicado sua carreira à rabeca, instrumento no qual se tornou um virtuose: o músico aprendeu com os principais mestres da rabeca de Pernambuco e levou este instrumento para o seio da música instrumental, alargando o seu universo estético. Além de sua carreira solo, Cláudio cantou e tocou percussão por 12 anos no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife; é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre de Condado (PE); e foi cantor, compositor e rabequeiro do grupo de forró Quarteto Olinda por 11 anos.

Foi produtor e músico do CD duplo Rabequeiros de Pernambuco e em 2009 lançou o seu primeiro álbum solo, o Luz do Baião. Já excursionou pela Europa e Estados Unidos em show solo e com o Quarteto Olinda. Além de instrumentista, Cláudio é luthier de rabecas e seus instrumentos já foram vendidos e são tocados no Brasil e na Europa. Para 2017 Cláudio prepara seu segundo CD, que se chamará Rabeca Brasileira e terá produção musical de Nicolas Krassik, além da participação de grandes músicos como Yamandu Costa, Mariana Aydar, Juliano Holanda e Raphael Marques.

CONTATOS: claudiorabeca@gmail.com // (81) 9.9600-9265 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!